Como apresentar um pitch deck da sua startup?

Apresentar um negócio a um investidor pode ser o momento mais importante na vida profissional de um empresário. Você tem alguns minutos para convencer os investidores de que a sua startup que tem potencial de crescimento, em um mercado altamente competitivo pelo capital de risco. Um bom pitch deck pode ser o divisor de águas de tornar sua startup um sucesso ou um fracasso.

A apresentação de um pitch deck geralmente consiste em 15-20 slides de PowerPoint ou similar que dá aos investidores ou clientes em potencial uma visão geral do seu plano de negócios, produtos, serviços e potencial de crescimento.

Mas lembre-se que o pitch deck não é uma ferramenta em que você definirá premissas sobre a sua empresa, para isso, existe o plano de negócios. O pitch existe para você demonstrar o que já está consolidado como startup aos investidores ou parceiros.

 

O que apresentar

Sua apresentação deve ser concisa, clara, e abordar os seguintes tópicos:

  • Introdução

Quem é você e por que está aqui? Manter esse tópico curto, porém mostrar a paixão pela sua empresa é o primeiro gancho para um investidor. Certifique-se de apresentar sua ideia com a mesma intensidade que você tem pelo seu negócio.

  • Problema

Explique qual brecha no mercado você está preenchendo. Esse deve ser uma dor com o qual as pessoas possam se identificar e que os investidores não tenham problemas em entendê-los. Lembre-se de manter o foco em apenas um problema para reforçar o argumento da solução.

  • Solução

Ao apresentar a solução, há duas dicas de ouro para se dar bem: clareza e escalabilidade. O problema a ser solucionado pode envolver uma logística complexa ou uma tecnologia pouco usual, que pode ser um desafio explicar de maneira clara. Explicar a solução para pessoas que são fora do meio, é um bom termomêtro para a clareza. A escalabilidade deve ser demonstrada na solução, por se tratar de startups e por ser onde os investimentos são utilizados.

  • Mercado

Conheça, ou pelo menos tente prever, o tamanho do seu mercado-alvo. O mercado vai determinar a saída potencial do investidor. Se você estiver operando em um mercado pequeno, o retorno monetário pode ser pequeno.

  • Produtos

Como seu produto ou serviço realmente funciona? Você pode adicionar algumas descrições sobre o produto em si e algumas citações de alguns de seus clientes existentes falando sobre o quanto eles amam seu produto.

  • Tração

Este slide deve mostrar o crescimento mensal do negócio (por exemplo, receita, métricas, etc.). A hora de abusar de gráficos de pizza é agora, mas não esqueça da argumentar sobre essas projeções.

No caso de você estar em um estágio muito inicial ou se seu crescimento não for tão interessante, é melhor deixar essa parte de fora.

  • Equipe

Mostre as pessoas por trás da ideia e descreva os respectivos papéis. Esta parte pode ser decisiva, pois há diversas pessoas no mundo que provavelmente tiveram a mesma ideia que você. O que pode destacar a sua ideia e ter sucesso, é um time forte e preparado para a guerra.

  • Concorrência

Demonstre quais são as soluções alternativas para o problema que você está tentando resolver. Você deseja se diferenciar claramente dos demais para que a pessoa que está revisando o slide entenda o que torna sua empresa tão única.

  • Finanças

Forneça uma projeção de três a cinco anos contendo não apenas as quantias em reais, mas também métricas importantes, como número de clientes e taxa de conversão.

Mesmo que as projeções sejam um tiro no escuro quando você está lidando com startups, elas fornecem uma boa ideia de para onde o negócio está se dirigindo e dos resultados potenciais. Também dá uma boa ideia ao investidor de quão embasada está a gestão da empresa.

  • Quantia sendo levantada

Evite números muito específicos. A estratégia mais interessante é estipular uma faixa de valor, por exemplo de 300.00 a 1 milhão de reais. Você vai querer conquistar o maior número possível de investidores, então opte por alternativas em vez de valores específicos. Lembre de explicar brevemente o status atual de seu produto ou serviço, como será o futuro próximo e como você usará o dinheiro que está tentando arrecadar.

 

Hora de refinar seu pitch deck

Se você leva a sério seu pitch deck, peça a pessoas especialistas de áreas diferentes para dar uma olhada na sua apresentação. O insight dos outros pode prever os questionamentos que você irá ouvir dos investidores, e deixa-lo mais preparado. Além de pequenos ajustes no design, linguagem ou forma de apresentar podem trazer uma mudança milionária no resultado do pitch.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn