Mas afinal, o que é o setor 2.5?

Na Alltechlab falamos muito de impacto social e empreendedorismo dentro do setor 2.5, mas o que isso quer dizer? A Alltechlab é uma incubadora de startups que viabiliza ideias de transformação e impacto social, mas pra quem chegou agora, é necessário entender o que o impacto social realmente significa no contexto de mercado.

Onde tudo começou

Na fundação do banco Grameen, o bangalês Muhammad Yunnus, perturbado pela pobreza de seu país, teve a brilhante ideia de conceder empréstimos através de microcréditos a juros bem baixos, durante a década de 70. O conceito simples gerou um incentivo generoso para os empreededores e melhorou as condições de vida das pessoas, sendo um sucesso para todas as partes. Este conceito ficou conhecido por aliar a organização com fins lucrativos (1º setor, o privado) com propósitos sociais (ONGs, do 3º setor). Assim, se tornando um híbrido: o setor 2.5.

Desde então, há empresas deste setor que aliam o incentivo do lucro e as vantagens do setor privado com a criação do impacto social. Em 2004, a Inglaterra foi a primeira nação a regulamentar o setor 2.5. No Brasil, apesar de ainda não ser regulamentado, há um crescimento no interesse de empreendedores no tema: cerca de 30% das empresas abertas no Sebrae, se encaixam no setor 2.5.

Interesse em transformar

O empreendedorismo social é o reino crescente das empresas voltadas para a missão, que veem o sucesso financeiro como uma forma de criar mais e melhor o bem. A vantagem é o controle total de como fazer este impacto e nada da regulamentação, ineficiência ou burocracia de uma organização sem fins lucrativos.

A ascensão da empresa social com fins lucrativos está sendo reforçada pelo crescimento paralelo do investimento e apoio de impacto; pessoas que desejam fazer o bem com seu dinheiro, não por meio de caridade, mas investindo em empresas que dão retorno tanto em lucros quanto em resultados voltados para a missão. Os financiadores subsidiam de acordo com o resultado mensurável, em vez de um desejo vago de apoiar as artes ou ajudar sua comunidade.

Minha empresa tem impacto social?

Para uma empresa se encaixar no setor 2.5, é necessário ter um alto impacto social. A maioria das empresas tem algum impacto social, uma vez que esta dá poder econômico com a remuneração, realiza profissionalmente as pessoas, além do que a empresa de fato se propõe a oferecer. A cerne do setor 2.5 é o foco em uma missão de transformação, e há várias categorias que as missões podem abordar. A Alltechlab utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como guia de missões para empresas de impacto social. São elas:

  • Inclusão social
  • Manufatura avançada
  • Reciclagem de lixo
  • Mobilidade urbana

Sua empresa tem uma missão de impacto social mas ainda visa os lucros? Nós da Alltechlab acreditamos em sonhos para transformar o mundo, se inscreva aqui para entrar para o nosso processo seletivo de ser uma de nossas startups incubadas.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn