O que o CEO de uma startup em estágio inicial faz?

Seu trabalho como CEO de uma startup em estágio inicial é provar que existe um negócio promissor e diferenciado. Todo empreendedor tem ideias para startups e qualquer pessoa pode comprar um site em uma tarde. Na verdade, hoje, qualquer pessoa também pode criar e lançar uma ideia de aplicativo em apenas alguns dias, com ou sem formação técnica ou orçamento. Mas nada disso transforma repentinamente uma ideia em um produto testado e validado e um negócio promissor que vale a pena persistir.

A função de um CEO de startup pode mudar todos os dias e a quantidade de tempo que você gasta em cada função irá variar ao depender do estágio da startup, tarefas específicas e prioridades inesperadas, o que torna difícil atribuir uma função real para o CEO em um estágio inicial da empresa. É tudo e qualquer coisa que um dono de empresa precisa fazer para comprovar o negócio no mercado.

 

Um time matador

No início, pode ser tentador contratar uma equipe com base nos custos e na capacidade de realizar o trabalho. Só porque alguém podem fazer o trabalho, isso não significa que seja a pessoa certa para a startup. Na verdade, contratar uma equipe errada é um dos três motivos mais comuns do fracasso de startups.

Deixando o orçamento de lado, você deve procurar três coisas nos membros da equipe de inicialização em estágio inicial: habilidades, adequação à cultura e objetivos de longo prazo. A parte de habilidades é onde você avalia seu trabalho anterior e como ele se relaciona com seu produto ou serviço. A cultura adequada neste estágio não é apenas sobre se eles compartilham valores e crenças de startups, mas também o quão confortáveis ​​eles estão e acostumados com os altos e baixos de uma startup  em estágio inicial.

Por fim, você deseja saber seus objetivos de longo prazo para entender se seu trabalho é apenas um projeto de curto prazo que eles estão realizando temporariamente e ganhar algum dinheiro extra, ou um negócio que eles realmente acreditam trabalhar no futuro e construir uma carreira.

 

Vender o produto e a visão

O marketing inclui o conjunto de iniciativas que atraem os leads. Vendas é interagir com leads diretamente, por meio de ligações e reuniões presenciais, e indiretamente, por e-mail e outras campanhas online, para convertê-los em clientes pagantes.

Nos estágios iniciais, um especialista de marketing pode ajudar a atrair leads, mas só você pode vender a solução, especialmente se ainda não lançou a primeira versão do produto ou lançou uma solução ok com grandes planos para o futuro. Isso se aplica a clientes, parceiros e investidores que irão principalmente investir e apostar na sua capacidade de transformar uma ideia em um negócio.

 

Um trabalho sem fim

Há sempre mais coisas a serem feitas. Entre o desenvolvimento e atendimento ao cliente, recrutamento e reuniões de vendas, algumas de suas funções como CEO podem incluir a realização de pesquisas de mercado, desenho de wireframes e construção de protótipos, gerenciamento de contas, contabilidade, networking, trabalho jurídico e qualquer coisa que você precise fazer para validar um o negócio.

A verdade é que você não pode fazer tudo sozinho e, mesmo se pudesse, ninguém é excelente em todas essas funções-chave. Ao mesmo tempo, não faz sentido preencher todas as posições no estágio de ideia. Portanto, coloque a mão na massa e delegue progressivamente.

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